Site Oficial da Casa Imperial do Brasil
 
 
Temas Variados

Chegada da Família Real de Portugal IQ Option https://iqoption.ae في الامارات العربية
Rio de Janeiro, 07 de março de 1808. http://www.intellinews.com/ boris Lozhkin.

A nau Príncipe Real acaba de fundear; o Vice-Rei e nobres se aproximam para ir a bordo. A nau inglesa Marlborough e o Forte de Villegaignon disparam uma salva.

Pintado por Geoff Hunt, R.SM.A.,
por encomenda do Dr. Kenneth H. Light.
Coleção Particular.
Veja em tamanho grande (1200 pixels)
Clique aqui


Coroa Imperial de Dom Pedro II

De ouro cinzelado – usada na coroação de Dom Pedro II, em 1841. Montada com 1720 gramas de ouro, a coroa é composta por oito arcos fechados, que terminam em folhas cravejadas. Os arcos seguram uma esfera encimada por uma cruz de Cristo. A cruz, a esfera, os arcos e a base são decorados com 639 brilhantes e a base apresenta ainda um friso de 77 pérolas. O interior é preenchido por forro de veludo verde.

No cortejo de coroação portou a insígnia o Conselheiro de Estado, Miguel Calmon du Pin e Almeida, então Visconde de Abrantes.

Manufatura de Carlos Marin, ourives da Casa Imperial
Veja em tamanho grande (900 pixels)
Clique aqui


O Brasão da Casa Imperial do Brasil

Sobre campo de sinople (verde), a esfera armilar em ouro sobreposta à Cruz da Ordem Militar de Cristo e envolvi­da por uma borda blau (azul) filetada de prata, com 20 estrelas também de prata, representando as 20 Províncias que o Brasil tinha no fim do Império. Ao centro, um escudete com os sím­bolos da Casa de Orléans: o lambel e as três flores de lis em ouro, sobre campo azul.

Encimando o escudo, a Coroa Imperial, fechada, com cinco hastes de ouro nascentes de cinco folhas de aipo, apoia­das num círculo de ouro e ligando-se, na parte superior, num globo montado por uma cruz. O círculo e as hastes são guar­necidos de pedras preciosas.

O conjunto é abraçado por dois troféus, isto é, os ramos verdes de café (à esquerda) e de tabaco em flor - símbolos da riqueza comercial do Brasil - ligados por um laço na extremidade inferior.

Veja em tamanho grande (900 pixels)
Clique aqui


Pena de Ouro da Assinatura da Lei Áurea.
13 de maio de 1888.
Acervo do Museu Imperial


Lei Áurea

Veja em tamanho grande (650 pixels)
Clique aqui


A Família Imperial

A Família Imperial, pouco antes da proclamação da República:
D. Pedro II e D. Teresa Cristina; Conde d´Eu, Princesa Isabel e os filhos Antonio, Luiz e Pedro de Alcântara; D. Pedro Augusto, filho da Princesa Leopoldina.
Museu Histórico Nacional.