Cadastre-se aqui !
 
Clique Aqui!
Dom Pedro I
Era 7 de Setembro de 1822, em São Paulo. Em frente ao riacho do Ipiranga, um príncipe português de nascimento, mas brasileiro de formação e coração, recebe uma carta; nela, José Bonifácio comunica ao Regente Dom Pedro as deliberações das Cortes de Lisboa (o parlamento português).
Para Dom Pedro, era um verdadeiro acinte! Lívido de fúria, ele conta à comitiva que o acompanhava as notícias que chegavam: Portugal tentaria recolonizar o Brasil, acabando com os privilégios concedidos por Dom João VI e a diplomacia internacional.

Declarou incisivamente: "É tempo: Independência ou Morte! Laços fora! Estamos separados de Portugal!” A sorte fora lançada; com este ato, Dom Pedro emancipou o Brasil, tornando-se mais tarde Imperador de um vasto Império.

Dona Leopoldina de Habsburgo, sua esposa, presidia, então, o Conselho de Estado, e concordara com Bonifácio: "De Portugal só se espera escravidão e horrores”. Paladina da Independência, o Brasil Soberano lhe deve eterna gratidão.

A Casa Imperial do Brasil, no mês da Independência do Brasil apresenta uma pequena resenha história dos personagens principais e decisivos a Independência do Brasil - Visite a exposição online

"0 Brasil Independente e Monárquico".

 
 
Especial - 90 Anos da Princesa Dona Maria da Baviera !
 
Casa Imperial do Brasil ® 2004 - Todos os direitos reservados.